• Atendimento: +55 41 99661-0135
  • Chat
  • Área restrita
  • FAQ
  • Português do Brasil Português do Brasil
  • English (US) English (US)
  • Espanhol Espanhol
  • Home
  • A Mastersul
  • #33 (no title)
    • #39 (no title)
    • #40 (no title)
    • #41 (no title)
  • Integridade
  • #35 (no title)
    • One for all
    • Saúde e meio ambiente
  • #36 (no title)
  • #37 (no title)
  • #38 (no title)
    • Entre em contato
    • #423 (no title)
  • Home
  • A Mastersul
  • #33 (no title)
    • #39 (no title)
    • #40 (no title)
    • #41 (no title)
  • Integridade
  • #35 (no title)
    • One for all
    • Saúde e meio ambiente
  • #36 (no title)
  • #37 (no title)
  • #38 (no title)
    • Entre em contato
    • #423 (no title)
  • Home
  • A Mastersul
  • #33 (no title)
    • #39 (no title)
    • #40 (no title)
    • #41 (no title)
  • Integridade
  • #35 (no title)
    • One for all
    • Saúde e meio ambiente
  • #36 (no title)
  • #37 (no title)
  • #38 (no title)
    • Entre em contato
    • #423 (no title)

Desconto Comercial da Mercadoria X Valor Aduaneiro


Sem categoria

Para obter o valor aduaneiro devemos observar os seis métodos de valoração aduaneira constantes no Acordo sobre a implementação do Artigo VII do GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio)

Dos Métodos:

1° – Valor da Transação – o preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadoriasem uma venda para exportação para o país de importação, desde que:

(iii) não afetem substancialmente o valor das mercadorias;

2° – Valor da transação de mercadorias idênticas.

3° – Valor da transação de mercadorias similares.

4° – Valor de revenda da mercadoria importada (Idêntica ou similar no pais do Importador)

5° – Valor computado – será a soma: a) custo de produção; b) montante para lucros e despesas; c) custo das demais despesas.

6° – Critérios razoáveis – de acordo com o AVA e dados disponíveis no pais de importação.

Além dos métodos citados acima, para determinar o valor aduaneiro devemos considerar também o Artigo 8 do AVA “deverão ser acrescentados ao preço pago ou a pagar pelas mercadorias importadas” (1° método)

Trechos da legislação aduaneira (interna) que trata da valoração aduaneira:

*Instrução Normativa n° 327/2003 (Estabelece normas e procedimentos para a declaração e o controle do valor aduaneiro de mercadorias importadas)

Art. 21. Para fins de apuração do valor aduaneiro, com base no método do valor de transação, não será admitido desconto relativo a transações anteriores, independentemente do seu destaque na fatura comercial.

*Regulamento Aduaneiro (Decreto 6975/2009):

Do Valor Aduaneiro 

Art. 76.  Toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro.

Parágrafo único.  O controle a que se refere o caput consiste na verificação da conformidade do valor aduaneiro declarado pelo importador com as regras estabelecidas no Acordo de Valoração Aduaneira.

Art. 77.  Integram o valor aduaneiro, independentemente do método de valoração utilizado (Acordo de Valoração Aduaneira, Artigo 8, parágrafos 1 e 2, aprovado pelo Decreto Legislativo no30, de 1994, e promulgado pelo Decreto no 1.355, de 1994; e Norma de Aplicação sobre a Valoração Aduaneira de Mercadorias, Artigo 7o, aprovado pela Decisão CMC no 13, de 2007, internalizada pelo Decreto no 6.870, de 4 de junho de 2009): (Redação dada pelo Decreto nº 7.213, de 2010).

I – o custo de transporte da mercadoria importada até o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro;

II – os gastos relativos à carga, à descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada, até a chegada aos locais referidos no inciso I; e

III – o custo do seguro da mercadoria durante as operações referidas nos incisos I e II. 

Art. 79.  Não integram o valor aduaneiro, segundo o método do valor de transação, desde que estejam destacados do preço efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria importada, na respectiva documentação comprobatória (Acordo de Valoração Aduaneira, Artigo 8, parágrafo 2, aprovado pelo Decreto Legislativo no 30, de 1994, e promulgado pelo Decreto nº 1.355, de 1994):

I – os encargos relativos à construção, à instalação, à montagem, à manutenção ou à assistência técnica, relacionados com a mercadoria importada, executados após a importação; e

II – os custos de transporte e seguro, bem como os gastos associados ao transporte, incorridos no território aduaneiro, a partir dos locais referidos no inciso I do art. 7

Da Fatura Comercial 

Art. 557.  A fatura comercial deverá conter as seguintes indicações:

XI – preço unitário e total de cada espécie de mercadoria e, se houver, o montante e a natureza das reduções e dos descontos concedidos;

Destaco o inc. XI do Art. 557 do RA, pois na fatura comercial deve conter a informação do desconto concedido entre exportador e importador. Considerando os métodos de valoração (AVA), destacando o 1° método – Valor da Transação, entendo que o desconto concedido pelo exportador ao importador não deve ser incluído no valor aduaneiro, desde que não afete substancialmente o valor da mercadoria.

O 1° método de valoração aduaneira estabelece que o valor da transação é o preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, ou seja, o valor de desconto concedido não será pago ao exportador.

Cabe ressaltar que a informação do desconto deve constar na fatura comercial, e o fato da decisão de afetar substancialmente o valor da mercadoria, para efeito do desconto, fica a critério da fiscalização.

Artigo publicado por:
Bruno Goudel

Coordenador de Importação e entusiasta de Comércio Exterior na MASTERSUL COMEX

Postagens populares

  • Entenda como acontece a desvalorização da moeda e suas consequências para o Comércio Exterior

  • Horário de funcionamento da receita federal para trânsitos aduaneiros!

  • Comex 2025: transformações e tendências

  • Conheça os onze Incoterms utilizados no comércio internacional

Categorias

Artigo

Informação

Legislação

Notícias

Sem categoria

Veja também

Gripe aviária leva China a suspender importações de frango do Brasil

01 – China proíbe importação de carne de frango do Brasil A China anunciou a suspensão total das importações de carne de frango e produtos relacionados provenientes do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em 16 de maio. […]

2 de June de 2025

Saiba mais

LEGISLAÇÕES E NOTÍCIAS DO COMEX

NOTÍCIAS SISCOMEX Importação nº 048/2025 Adesão da DFPC ao Novo Processo de Importação publicado29/05/2025 15h34 Notícia Importação nº 047/2025 Alteração de tratamento administrativo – Anvisa publicado29/05/2025 11h44 Notícia Importação nº 046/2025 Alteração de modelo de LPCO Anvisa – integração do pagamento da taxa de vigilância sanitária ao PCCE – Cosméticos, saneantes, outras mercadorias sujeitas à […]

2 de June de 2025

Saiba mais

Guerra Comercial: oportunidade ou desafio para exportadores brasileiros?

A intensificação da guerra comercial entre Estados Unidos e China têm remodelado o cenário global de exportações, abrindo novas possibilidades — e desafios — para países da América Latina. Um estudo recente aponta que a China, buscando alternativas aos mercados norte-americanos, está ampliando sua presença na região, o que pode impactar diretamente a operação de […]

26 de May de 2025

Saiba mais

Quer receber conteúdo relevante diretamente na sua caixa de entrada? Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre por dentro.

i i i i

A Mastersul Comex é uma assessoria em Comércio Exterior, especialista em Despacho Aduaneiro e Logística Internacional há quase 20 anos. Acreditamos no legado de parceria, integridade e alegria que estamos deixando no mundo. Juntos, ajudamos pessoas e movemos o mundo!

Mastersul

Quem somos

Premiações e certificados

Área de atuação

Ferramentas

E-books

Acesso restrito

Links úteis

Downloads

Serviços

Gestão aduaneira

Logística internacional

Rodoviário nacional

Contato

Entre em contato

Trabalhe conosco

Outros

Seguimentos

Blog

Responsabilidade social

Política de cookies

Declaração de privacidade

Matriz Curitiba
  • Rua João Negrão, 162 – 5º andar – CEP 80010-200

  • +55 (41) 3024-0100

FILIAL PARANAGUÁ
  • +55 (41) 3423-7051

FILIAL LONDRINA
  • +55 (43) 3351-1210

FILIAL ITAJAÍ
  • +55 (47) 99658-5146

Filial Foz do Iguaçu
  • +55 (41) 98785-1304

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Visuality

Voltar