Para muitas empresas é interessante buscar matéria-prima, mercadorias e produtos fora do Brasil, no entanto, é preciso se atentar aos custos do processos de importação para certificar se realmente essa rotina é vantajosa.
O primeiro passo é entender que a base de cálculo para o processo de importação é chamado de valor aduaneiro, que contempla todos os pagamentos efetuados ou a efetuar relacionados a operação. Ou seja, o valor aduaneiro é a soma do valor pago pela mercadoria, mais os seguros internacionais, custos logísticos e movimentações realizadas dentro do porto.
Além dos quatro tributos federais sobre produtos importados – Imposto de Importação, Imposto de Produtos Industrializado, Programa de Interação Social e Contribuição para Fins Sociais – incide também o ICMS, um imposto que acarreta em alíquotas diferentes em cada estado.
O que é ICMS?
O ICMS é o Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços, que incide sobre diversas mercadorias, como alimentos, bebidas, eletrodomésticos, serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É um imposto válido para produtos nacionais e importados, por isso toda empresa deve ficar atenta a essa obrigação fiscal.
Por ser um imposto estadual, cada federativa tem liberdade para definir a sua alíquota e, em casos de importação, é preciso lembrar que o valor do ICMS sempre cabe ao local do estabelecimento e não onde a mercadoria está desembaraçada.
E se eu não recolher o ICMS?
O pagamento do ICMS é importante para prevenir problemas fiscais e evitar custos desnecessários. A falta dessa prática pode acarretar em juros, fixados de acordo com a taxa SELIC referente ao período e acumulado desde o vencimento desse tributo, além de tornar a empresa inadimplente com o fisco.
Está preocupado com o ICMS?
Fique tranquilo! O segredo para não ter preocupações com o ICMS é tomar cuidado com os cálculos e garantir que o pagamento desse tributo seja realizado sempre dentro dos prazos para evitar impactos no seu fluxo de caixa.
Pensando nisso, preparamos um e-book completo com todas as informações relevantes para que você entenda mais sobre o ICMS, o cálculo que deve ser realizado, possíveis isenções e outros pontos que você precisa saber para gerir melhor suas finanças.
Para baixar nosso e-book, clique aqui.
Se você tem dúvidas quanto aos impostos que incidem sobre o processo de importação, entre com a gente: 41 3024-0100 | [email protected]
Quer saber mais sobre ICMS?
Temos um conteúdo especialmente selecionado para você:
Entendendo o ICMS Importação: Acessar conteúdo
Novo regulamento do ICMS do Paraná: Acessar conteúdo
Temos também um e-book com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto:
E-book ICMS: Acessar conteúdo