Confira os assuntos mais comentados do comércio exterior durante a semana 04:
01 – Acidente no porto de São Francisco do Sul causa prejuízo de cerca de R$ 20 Milhões
Na última terça-feira (17) um caminhão guindaste de cerca de 55 toneladas caiu durante a operação de descarregamento.
O veículo de origem chinesa possui valor estimado de aproximadamente R$ 20 Milhões e faz parte de uma das maiores cargas descarregadas no porto de São Francisco do Sul, sendo composta por mais de 200 máquinas, empilhadeiras e caminhões elétricos, ocupando uma área de armazenagem de 7 mil metros quadrados.
O porto emitiu uma nota afirmando que todas as medidas de prevenção e segurança foram tomadas, e que não houve vítimas e nenhum dano ambiental se decorreu do incidente.
As operações no porto seguiram normalmente sua programação, e o seguro da carga foi acionado.
02 – China, Indonésia e Egito estão no radar de oportunidades após negociação
O ministério da agricultura anunciou algumas novidades na última quarta-feira (18), dentre elas estão a derrubada da suspensão de três plantas frigoríficas para a China, a sendo para uma empresa de abate de bovinos e uma de aves, que estavam com as exportações suspensas desde o ano passado.
Já no caso da Indonésia, o ministério anunciou a habilitação de 11 plantas frigoríficas brasileiras, todas para bovinos.
Além disso, também foi anunciada a abertura do mercado egípcio para o algodão em pluma vindo do Brasil, que segundo o ministério, exemplifica a qualidade do produto brasileiro para o mundo.
Atualmente o Egito importa aproximadamente 120 mil toneladas de algodão em pluma anualmente, tendo a Grécia, Burkina Faso, Benin e Sudão como seus maiores fornecedores. Acredita-se que o Brasil possa atender, inicialmente, cerca de 20 a 25% da demanda do país, além de se beneficiar do período entre julho e setembro, considerando que as exportações gregas apenas se iniciam em outubro.
03 – Autopeças, Calçados e Maquinários são destaque nos itens mais transportados pela Latam Brasil em 2022
De acordo com um levantamento do Grupo Latam, apenas no ano de 2022, foram transportadas quase 130 mil toneladas de carga entre os meses de janeiro e outubro, um volume 23,8% maior do que o registrado em 2021. Dentre estes, 40% são direcionados à exportação e 60% à importação.
Em meio às exportações, 54% correspondem a autopeças, calçados e maquinários. Dentre os principais destinos, estão México (13%), Bogotá (12%) e Miami (8%).
Já na importação, 70% dos produtos trazidos ao país correspondem as categorias de autopeças, calçados e maquinários, vindos principalmente dos Estados Unidos (55%) e da Espanha (13%).
Dentre os fatores que podem ter causado este aumento na demanda pelo transporte aéreo, pode-se citar o aumento do preço do frete de contêineres e a retomada da economia global. Inclusive, se quiser saber um pouco mais sobre, temos um podcast especial sobre O Caos Logístico.