A semana começou com a notícia da chegada da Zeekr, montadora chinesa de carros elétricos, ao Brasil. Além de movimentar o mercado internacional, essa notícia dá ainda mais vida ao mercado de carros elétricos no país. Acompanhe essa novidade e outras notícias do Comércio Exterior em nossa nova edição do Mix de Notícias:
01 – Zeekr: a chegada de uma nova era dos carros elétricos ao Brasil
A Zeekr, montadora chinesa de carros elétricos, anunciou sua entrada no mercado brasileiro no quarto trimestre de 2024, três anos após sua fundação na China. Parte do grupo Geely, que detém marcas renomadas como Volvo e Lotus, a Zeekr busca se posicionar como uma marca de veículos “premium” em um cenário cada vez mais competitivo.
Com o Brasil sendo considerado um mercado estratégico para a expansão global da empresa, a Zeekr não está apenas entrando no país, mas fazendo isso com uma estratégia bem definida.
A Zeekr já tem presença em 30 mercados ao redor do mundo e, desde sua fundação, acumulou vendas globais de mais de 300 mil veículos. Contudo, a entrada no mercado brasileiro acontece em um momento desafiador. O país está aumentando gradualmente as tarifas de importação sobre veículos elétricos, que devem alcançar 35% até 2026.
Mesmo com esse cenário, o mercado de veículos eletrificados no Brasil está em expansão. No acumulado do ano, as vendas de carros elétricos e híbridos no país somaram 94.576 unidades, um aumento expressivo em comparação às 39.676 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2023.
A chegada da Zeekr promete aquecer ainda mais o mercado de veículos elétricos no Brasil, trazendo opções premium para um público que busca inovação e sustentabilidade. Resta saber como a marca enfrentará os desafios e aproveitará as oportunidades em um mercado tão dinâmico.
02 – Acidente Marítimo: CMA CGM Belem perde 99 contentores em meio a condições adversas
Na última quinta-feira, a costa de Richards Bay foi palco de um incidente que resultou na queda de 99 contentores do navio CMA CGM Belem, de bandeira maltesa. O episódio, causado por condições atmosféricas adversas, foi comunicado pela Autoridade de Segurança Marítima Sul-Africana (SAMSA) no último fim de semana.
Diante da situação, o CMA CGM Belem procurou abrigo na baía de Maputo. No entanto, após uma avaliação detalhada, o navio foi redirecionado para o porto de Qheberha, considerado mais adequado para receber embarcações de grande porte. De acordo com informações da SAMSA do dia 17 de agosto, o navio deveria chegar ao Porto de Ngqura no dia seguinte. Este porto, com sua capacidade superior, seria o local ideal para que o navio ajustasse sua carga e continuasse sua jornada rumo à Europa.
A SAMSA confirmou que o CMA CGM Belem obteve autorização para continuar sua viagem, embora as operações de busca pelos contentores perdidos ainda estejam em andamento. A entidade ressaltou que colapsos na estiva foram identificados, o que exigirá a descarga dos contentores afetados nas instalações portuárias ao chegar a Ngqura.
A segurança marítima continua a ser uma prioridade, com um aviso de navegação emitido para proteger outras embarcações na área. Além disso, a SAMSA pediu a colaboração de embarcações e do público em geral para relatar quaisquer avistamentos dos contentores perdidos, fornecendo detalhes como posição, número e cor ao Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC).
O CMA CGM Belem, recém-construído este ano, é uma das mais novas adições à frota da CMA CGM, com capacidade para transportar até 13.200 TEU. Este navio, movido a GNL e duplo combustível, é parte de um investimento de 2,3 mil milhões de dólares da companhia, sendo a quinta unidade de uma série de seis porta-contentores.
Este incidente segue outro ocorrido pouco mais de um mês antes, em julho, quando o navio CMA CGM Benjamin Franklin também perdeu 44 contentores na região do Cabo da Boa Esperança. Esses eventos sublinham os desafios contínuos enfrentados pelo transporte marítimo em águas turbulentas.
03 – Exportações do Kuwait para o Brasil crescem 78,5%
As exportações do Kuwait para o Brasil registraram um crescimento expressivo de 78,5% entre janeiro e julho de 2024, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Nesse período, o Brasil importou US$ 344,7 milhões em produtos do país árabe, em comparação aos US$ 193,1 milhões no mesmo período de 2023.
O aumento das importações é ainda mais notável ao observar a trajetória dos últimos anos. Em 2022, as importações do Kuwait pelo Brasil somaram US$ 165,2 milhões entre janeiro e julho, e em 2019, foram US$ 94,6 milhões. Os anos de 2020 e 2021, marcados pela pandemia de COVID-19, viram uma queda significativa nas exportações kuwaitianas para o Brasil, totalizando apenas US$ 1,5 milhão em 2020 e US$ 7,6 milhões em 2021, no mesmo período de análise.
Embora o montante das exportações brasileiras para o Kuwait seja menor em comparação, também houve um crescimento em 2024. Até julho, o Brasil exportou US$ 168,3 milhões para o Kuwait, um aumento de 11,9% em relação a 2023, quando as exportações somaram US$ 150,3 milhões.
Atualmente, o saldo da balança comercial entre Brasil e Kuwait favorece o país do Golfo em US$ 176,4 milhões, refletindo a intensificação das relações comerciais entre as duas nações. Esse crescimento nas trocas comerciais sinaliza um fortalecimento das parcerias e uma maior diversificação nas importações e exportações entre o Brasil e o Kuwait.