Informação

Comece a semana bem informado – confira os destaques da semana 42

19 de outubro de 2020
Blog > Comece a semana bem informado – confira os destaques da semana 42

Hoje é dia de ficar informado! Fique com a gente confira os 3 principais destaques da semana 42:

1. China anuncia isenção de tarifas para bens comercializados na 3ª Exposição Internacional de Importação 

Uma excelente notícia para quem vai participar da 3ª Expo Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês): o país anunciou isenções de tarifas de importação para os bens estrangeiros que forem comercializados durante o evento.

Segundo o Ministério das Finanças da China, os expositores serão isentos dos impostos de importação e de consumo na venda de cinco categorias que incluem máquinas, equipamentos médicos e obras de arte. Além disso, o benefício só é válido para uma determinada quantidade que varia de dois a doze itens, dependendo do produto. 

Caso o bem comercializado não se aplique em nenhuma das categorias divulgadas pelo Ministério, ainda existe a possibilidade de conseguir a isenção se as vendas não ultrapassarem o valor de US$ 20 mil por expositor. 

A 3ª CIIE será realizada em Shanghai entre os dias 5 e 10 de novembro. Para saber mais sobre o evento clique aqui.

2. CNI registra recorde na emissão de certificados digitais que beneficiam exportações

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou aumento de 9% nos certificados para exportações emitidos pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN).

Certificado de Origem Digital ou COD, como é chamado, possibilita que o exportador se beneficie de redução significativa no tempo de emissão do certificado de origem. Além disso, outra vantagem do uso do COD é a isenção completa das tarifas alfandegárias aos produtos transacionados entre países que têm acordo comercial.

Com isso, os principais destinos dos certificados para exportação emitidos pela Rede CIN são: Argentina (26%), Paraguai (9,4%) e Chile (6,2%).

3. Apex-Brasil lança Painel do Comércio para identificar impactos da Covid-19 no Comex

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desenvolveu o Painel de Comércio – COVID-19, que é uma forma de auxiliar as empresas brasileiras na identificação dos eventuais impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Acessível de qualquer instituição, o Painel é uma ferramenta exclusiva da Apex-Brasil e que mostra qual a relação entre o número de casos confirmados com os indicadores comerciais. Dessa forma, o usuário pode visualizar as informações de modo simples e ágil para facilitar os processos de tomada de decisão. 

Para proporcionar a melhor experiência possível, a Agência vai atualizar o Painel constantemente, incluindo novos dados e funcionalidades. Para acessar, clique aqui.

Fique sempre informado

Confira nossas últimas produções:

Nova comandante da OMC e alta do açúcar nas exportações, saiba o que foi notícia na semana 41 – clique aqui

Boletim da Apex-Brasil, recorde no porto de Imbituba e alta importação do arroz. Conheça os destaques da semana 40 – clique aqui

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.