Chegou o dia de ficar bem informado! Separamos aqui os três principais destaques da semana 43 no Comércio Exterior para você ficar atualizado. Confira:
1. Camex aprova tarifa zero até o final do ano
Por meio da Resolução nº 104/2020, o Comitê Executivo de Gestão (Camex) decidiu prorrogar até o dia 31 de dezembro de 2020 a vigência da Resolução nº 17/2020, que dispõe sobre a tarifa de importação zerada para itens essenciais ao combate da Covid-19.
Nesta nova atualização, alguns itens serão excluídos a partir do dia 1º de novembro. Segundo análises do Ministério da Economia, os itens retirados são aqueles onde já é possível o suprimento através do mercado nacional.
Ainda segundo o Ministério da Economia, esse movimento é resultado do aumento, pela indústria brasileira, da produção de itens essenciais ao combate à pandemia. Para conferir a lista completa dos produtos excluídos do benefício, clique aqui.
2. Brasil assina pacote comercial com os Estados Unidos
Durante a semana 43, o Brasil assinou um pacote comercial com os Estados Unidos (EUA) nas áreas de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anticorrupção.
O Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (Agreement on Trade and Economic Cooperation – ATEC) prevê iniciativas regulatórias que devem promover fluxos de comércio e investimentos entre as duas nações. Além disso, o governo brasileiro espera a construção de um acordo de livre comércio ampliado no futuro.
O principal objetivo do pacote comercial da ATEC é reduzir trâmites e burocracias de exportação e importação.
3. Contas externas do Brasil tem superávit em setembro
Em série histórica, o Banco Central divulgou durante a semana 43 o excelente resultado que o mês de setembro obteve nas contas externas do país: saldo positivo de US$ 2,320 bilhões.
Este é o sexto resultado positivo consecutivo do ano de 2020 e o primeiro para o mês de setembro, que desde 2007 registrava saldos negativos. Para se ter uma ideia, há 12 meses os números registraram um déficit de US$ 2,727 bilhões nas contas externas, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do Brasil para outros países.
Essa redução no déficit no acumulado do ano e os resultados mensais positivos são explicados pela retração da demanda por bens e serviços do exterior, devido à crise gerada pela pandemia de covid-19.
Fique sempre informado
Confira nossas últimas produções e saiba o que foi destaque durante o mês de Outubro:
Painel do Comércio Exterior e recorde na emissão de certificados digitais. Saiba as notícias da semana 42 – clique aqui
Nova comandante da OMC e alta do açúcar nas exportações, saiba o que foi notícia na semana 41 – clique aqui
Boletim da Apex-Brasil, recorde no porto de Imbituba e alta importação do arroz. Conheça os destaques da semana 40 – clique aqui